Rowan Seddon-Harvey nasce em Gloucester, Inglaterra, em 1975. Formado em Fotografia e Artes Visuais pelo Stockport College, é um artista visual, que utiliza a fotografia, processos industriais e objectos encontrados.
Entre 1995 e 2000 realizou vários trabalhos relacionados com fotografia, tendo tido como principais clientes entidades como a Câmara Municipal de Manchester, Universidade de Salford, Manchester City Art Gallery, The Cornerhouse Theatre, Factory Records, Manchester Festival, The Guardian Newspaper, Jornal Liberation (França), entre vários outros.
No âmbito destes projectos realizou exposições e conduziu reportagens e documentários. Envolveu-se ainda com vários projectos a nível comunitário, com grupos de várias idades, desde crianças a idosos, em centros de juventude, lares e centros de pessoas com limitações físicas e mentais. Considera este trabalho essencial nos seus projectos.
Entre 2001 e 2009 foi sócio e gerente de uma empresa do ramo turístico (agência de viagens), na qual desempenhou funções de gestão financeira e recursos humanos, marketing e vendas.
Actualmente está envolvido com alguns projectos de artes visuais, sobretudo no Reino Unido. O seu projecto mais recente chama-se Found a Pound, uma divertida caça ao tesouro para encontrar cerca de 1000 moedas de 1 libra escondidas em galerias de arte e espaços públicos durante o 2010 Liverpool Biennial, o maior Festival de arte contemporânea do Reino Unido. Este evento tem o objectivo de encorajar as pessoas a darem o dinheiro encontrado aos que mais precisam e incentivar um novo público a visitar eventos de arte (ver mais detalhes em www.foundapound.com)
Complementa este trabalho com aulas de inglês e fotografia.
Acredita que vivemos num tempo de objectos e que a arte é uma constante redefinição e apuramento do objecto. É este o instrumento que utiliza para comunicar o que há de positivo na vida, desenvolver a sua espiritualidade e a dos que o rodeiam e partilhar aquilo que faz a vida valer a pena. No debate de alguns dos assuntos mais complexos da sociedade, pretende oferecer soluções, o que é mais difícil do que demonstrar meramente o problema, contrariando a tendência do mundo artístico contemporâneo.
Contactos:
Tlm: 915432479
email: rowan@rowansh.com
site: http://www.rowansh.com/